quinta-feira, 29 de abril de 2010

O que é Louvor?

Encontramos a palavra louvor em toda a Bíblia. Louvar é reconhecer as obras, feitos e promessas de Deus.
De acordo com o Salmo 22:3, Deus habita do meio do louvor.
Salmo 22:3 - "Contudo tu és santo, entronizado entre os louvores de Israel."

A palavra louvor é usada comumente das seguintes formas: 

PARA DAR LOUVOR - Salmo 9:1 - "Louvar-te-ei, Senhor, de todo o meu coração; contarei todas as tuas maravilhas." 

PARA EXPRESSAR JULGAMENTO FAVORÁVEL - Salmo 8:1 - "Ó Senhor, Senhor nosso, quão magnífico em toda a terra é o teu nome; pois expuseste nos céus a tua majestade." 

PARA DECLARAR GLÓRIA - Gênesis 29: 34-35 - "De novo concebeu, e deu à luz um filho; então disse: "Esta vez louvarei o SENHOR". E por isso lhe chamou Judá; e cessou de dar à luz."


Fonte: http://beto-pf.blogspot.com

O que é Adoração?

Adorar é pagar tributo a Deus. A adoração começa quando estabelecemos Deus como o mais alto e mais importante Ser na nossa vida presente e futura. É um ato da vontade e do coração, que se manifesta em demonstrações físicas tais como dar, orar, inclinar-se e submeter-se.

Adoração é também uma cerimônia ou ritual que estabelece que a mais alta honra e reverência sejam dadas a Deus.

Salmo 95: 6 - "Vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemo-nos diante do SENHOR que nos criou."

Deus fala e Suas palavras são executadas, mas um ambiente de pureza e ordem divina sempre envolve Sua presença. Nada que é manchado ou contaminado pelo pecado pode existir nessa atmosfera assombrosa e terrível chamada Presença de Deus.

A adoração a Deus deve acontecer em espírito porque o corpo e a alma do homem estão contaminados desde o nascimento por causa do pecado de Adão, mas a experiência do novo nascimento permite uma vez mais ao nosso novo imaculado espírito entrar na presença do Pai, tal como Jesus fez e também Adão, antes da queda.


Fonte: http://beto-pf.blogspot.com

Grandes Adoradores da Bíblia

Enoque - Enoque andou com Deus: Deus o tomou para si. (Gênesis 5:24)

Noé - Deus poupou Noé e sua família do grande dilúvio (Gênesis 6:9)

Abraão - Abraão confiou em Deus e Deus lhe imputou justiça (Gênesis 15:6)

José - Sua integridade fez com que Deus o tornasse grande no Egito (Gênesis 39:3)

Moisés - Deus escolheu Moisés para livrar Seu povo da escravidão (Êxodo 3:10)

Josué - Assim como Deus esteve com Moisés, esteve também com Josué (Josué 1:5)

Samuel - O maior dos juízes sobre os Filhos de Israel (I Samuel 7:15)

Davi - Um homem segundo o coração de Deus (I Samuel 13:14)

Salomão - Deus lhe concedeu sabedoria (I Reis 4:29)

Elias - Foi arrebatado por Deus (II Reis 2:11)

Eliseu - Recebeu porção dobrada do espírito de Elias (II Reis 2:9)

Daniel -Tornou-se um grande líder na Babilônia (Daniel 5:7, 29)

Isaías - Grande profeta de Deus (Isaías 6:1-13)

Jeremias - Grande profeta de Deus (Jeremias 1:5)

Jesus - O Filho de Deus (Mateus 3:17)

Paulo - O grande apóstolo (Atos 26:16)

João - Escreveu a revelação do que virá (Apocalipse 1:19



Fonte: http://beto-pf.blogspot.com

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Comunhão que Gera Adoração


É tremendo sentir a presença de Deus fluindo em meio a uma reunião no meio da adoração a Ele. Quando isso acontece nossa tendência é imaginar até quando Deus vai operar ou como Ele irá fazer. É justamente aí que começamos a deixar de aproveitar aquele momento e passamos analisá-lo.

Chama muita minha atenção o episódio do pentecostes descrito em Atos 2. O texto diz a partir do primeiro versículo:
 
“E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar;”

A primeira semelhança entre aquela igreja e a nossa é a necessidade de comunhão. O significado da palavra “concorde” é: aquele que está de acordo; da mesma opinião; concordante.

Ou seja, a palavra enfatiza que pra vivermos a presença manifesta de Deus precisamos estar em comunhão. Isso elimina brigas, intrigas e guerras internas.

“E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.”

Interessante imaginar que no exato momento que esse “vento veemente” (forte, impetuoso) entrou na casa, como chama a Bíblia, as pessoas estavam assentadas. Isso nos leva a entender que o pentecostes não está diretamente ligado a altura do som e nem necessariamente direcionado a louvor e adoração. É comum em nossos cultos ligarmos presença de Deus a brados, palmas, músicas e saltos.

Há um mês participei de um culto em minha cidade dirigido por um pastor calmo, sereno e tranquilo. A princípio temos a mania de acreditar que será um culto “monótono” sem muitas revelações ou novidades, mas a medida que aquele homem falava, Deus ia falando conosco profundamente a ponto de gerar emoções diversas em todos que ali estavam.

O agir de Deus não está limitado há certo período, instrumento, ou nem mesmo a intensidade, altura ou postura do pregador.

Ao final do texto no versículo 44 a palavra destaca: “E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum.”

Comunhão não é algo essencial apenas por fazer bem a nossa alma. O texto de Colossenses que nos instrui a suportar uns aos outros nos coloca novamente em comparação com as atitudes de Jesus. “… assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.” A via é de mão dupla. A palavra não é apenas para que os outros te suportem, na realidade ela ensina a cada um que devemos suportar uns aos outros.
Isso gera e fortalece nossa comunhão, molda nosso caráter e nos prepara para, juntos, vivermos a presença do Rei e da manifestação de seu vento impetuoso.

Paz e vitória!


Felipe Barros

5 Pontos Para Ser um Líder de Coreografia

1. VOCÊ PRECISA MORRER (I Co 15:36)
Para entregar uma perfeita adoração ao Senhor, é necessário nos entregarmos por completo a Ele. Faça uma pergunta para você mesmo: Eu saí do mundo, mas o mundo saiu de mim? Muitas vezes vemos ministros do Senhor que ainda tem vestígios do mundo em suas vidas; estão sempre magoados, são intolerantes e na maioria das vezes fazem as coisas para aumentar o seu próprio ego… Reflitam em suas atitudes e se descobrirem algum vestígio do mundo em suas vidas se arrependam o e voltem para os braços do Pai. Só assim sua adoração será limpa e pura diante do Senhor!


2. VIVER EM SANTIDADE (Lv 11:45)
Para que a sua coreografia toque o coração de Deus e para que ela traga cura e transformação para a igreja você precisa viver uma vida de santidade e para isso é necessário seguir de coração o “manual de vida” do cristão (ou seja, a Bíblia) e pagar um preço de jejum e oração. Você deve ter o coração voltado para o Senhor, com os ouvidos bem atentos para ouvir o seu chamado e para ouvir aquilo que Ele quer trazer à igreja através de você, mas para que o Senhor possa trazer isso a você é preciso que você esteja preparado.


3. SER SUBMISSO AOS SEUS LÍDERES (Ef 06:05)
Se você não consegue obedecer ao seu líder que está vendo, será que você vai conseguir obedecer ao Senhor? Lembre-se que toda autoridade foi constituída por Deus (Rm 13:01-02), se você não consegue se submeter ao seus líderes você está amaldiçoando sua vida e provavelmente quando você for líder os seus liderados não se submeteram a você. Você vai colher o que plantou… Em nossas vidas encontramos diversos líderes, os quais devemos respeitar, em casa são nossos pais, na igreja são o líder de ministério e o pastor da igreja, na escola são os professores, etc. Você precisa aprender a se submeter às coisas simples, pois depois disso o Senhor vai te confiar coisas grandes. Lembre-se que o seu líder é uma pessoa ungida pelo Senhor, seja ele, líder de ministério, pastor ou seus pais.


4. SER QUEBRANTADO (Sl 51:17) 
Você como ministro de coreografia deve estar disposto a ser quebrado e consertado quantas vezes for preciso. Você precisa estar com o coração voltado para a vontade do Senhor e se for preciso você deve morrer e sofrer o dano. Para evitar dúvidas, vejamos o que significa um coração contrito de acordo com o dicionário: [Contrito: Cheio de arrependimento; pesaroso] Observando o significado da palavra “contrito” chegamos a conclusão que precisamos nos arrepender de nossos pecado e ficarmos tristes por todas as vezes que nos afastamos da presença de Deus. Precisamos estar com o coração sensível ao arrependimento.


5. SER HUMILDE E SE IMPORTAR COM AS ALMAS (Pv 24:11)
Antes de qualquer atitude precisamos saber que somos vasos na mão do oleiro, somos totalmente dependente do Senhor e precisamos 100% de sua misericórdia, nossa dcoreografia não é melhor nem pior do que a coreografia de ninguém. Como ministros do Senhor, temos que entender que o Senhor usa quem Ele quer da maneira que Ele quer. Se hoje Ele usou um colega do ministério glorifique e exalte ao Senhor, ajoelhe-se e agradeça pelo milagre, pois amanhã Deus vai usar você. Mas se você se sente mal com isso achando que você deveria ser a pessoa de destaque na qual Deus deveria estar usando ajoelhe-se e peça perdão. Sua coreografia deve sair das quatro paredes, você deve ganhar almas para o Senhor, o ministério do qual você faz parte não pode se contentar simplesmente em coreografia perante a igreja, as almas precisam de vocês. Se renda aos pés do Senhor e peça a Ele direção sobre o que deve ser feito e Ele em sua infinita grandeza dará a vocês uma coreografia onde almas se renderam aos pés Dele, se coloque disponível e o Senhor usará a cada um de vocês.


Natalia Xavier

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Definindo Louvor e Adoração


Temos o hábito de chamar o ministério de música como “Ministério de Louvor e Adoração”. Na verdade, colocamos juntos essas duas palavras, como que sendo um nome e um sobrenome.

Raramente paramos para pensar nas diferenças complementares entre elas. Assim, vejamos as definições:

Louvor: Barulho, gabar, elogiar, exaltar, enaltecer, glorificar, aprovar, aplaudir, bendizer.

Adoração: Prostra-se, reverenciar, amar extremosamente, cultuar, curvar-se, cair com o rosto em terra, render-se.

Veja um Paralelo entre LOUVOR e ADORAÇÃO:

LOUVOR: Motivado na alma por um impulso de receber do Senhor
ADORAÇÃO: Motivado no espírito por um impulso de dar ao Senhor

LOUVOR: Pode ser comunitário
ADORAÇÃO: É individual

LOUVOR: Brota das emoções
ADORAÇÃO: Brota da devoção

LOUVOR: Pelos feitos de Deus
ADORAÇÃO: Pelo que Deus é

LOUVOR: Pelos presentes de Deus
ADORAÇÃO: Pela presença de Deus

LOUVOR: É uma expressão de vida
ADORAÇÃO: É um estilo de vida

LOUVOR: É circunstancial
ADORAÇÃO: É incondicional

LOUVOR: Aprecia os feitos de Deus
ADORAÇÃO: Vive para Deus

LOUVOR: Pode ser distante
ADORAÇÃO: Só ocorre na presença

LOUVOR: É mais exuberante, enérgico, movimentado, barulhento, com mais palavras
ADORAÇÃO: É mais sóbrio, com menos movimentos, menos palavras, inclinando-se a cânticos espirituais e silêncio

Não devemos nos equivocar que é mais espiritual adorar, pois o que aprendemos é que ambos se complementam. Assim, devemos ter a liberdade de louvar com expressões espontâneas, enérgicas ao mesmo tempo de adorar com cânticos mais contemplativos.

Na verdade, a Bíblia nos indica que existem várias expressões de louvor e de adoração, tais como através da oração, cânticos, confissão, ofertório, artes em geral, pregação, ceia, batismo e do próprio exercício do ministério.

Não importa o exterior, sejam palmas, mãos levantadas, prostrando-se ou com danças. Deus olha o coração, pois diz que um coração contrito não desprezará.

Veja abaixo mais referências bíblicas:

Com palmas – Sl 47:1, 98:8; Is 55:12
Com mãos levantadas – Sl 63:4, 77:2, 134:2, 141:2; 1Tm 2:8; Hb 12:12
Com júbilo – Sl 27:6, 35:27, 47:1, 81: 1, 2, 89:15, 95:1, 98:4, 107:22, 118:15, 132:16; 1 Sm 18:6, 7; Ex 15:21; Ne 12:43
Prostrando-se – Gn 17:3; Ez 43:3; Ap 4:10; Lv 9:24; Dt 9:25; Sl 95:6, 99:9; 2 Cr 29:28
Com danças – 1 Sm 18:6; Ex 15:20, 2 Sm 6:14, 15; Jr 31: 1-4, 13


Fonte: Adorar.net